Núcleo Amador de Investigação Arqueológica de Afife
Sarração da Velha
Na quarta-feira de Cinzas, decorre em Afife, por volta das 21h30, a tradicional "Sarração da Velha", com a participação do Grupo de Triquelitraques de Afife. Uma organização do N.A.I.A.A. A N.A.l.A.A. promove e cumpre sempre a Tradição na Freguesia de Afife, com a Serração da Velha a sair à rua para percorrer os vários caminhos de Afife, até à Mesa do Cruzeiro onde é lido o Testamento e feito o tradicional Auto de Fé.
Triquelitraques
Desconhece-se a data de criação deste instrumento utilizado na altura do ano que antecede a tradicional "Serração da Velha", sabendo-se todavia que terá pelo menos 200 anos. Se outrora estes instrumentos existiam em qualquer habitação da freguesia, hoje poucos são aqueles que os conservam; alguns foram vendidos a turistas que em grande número visitam a freguesia durante o Verão. O triquelitraque constitui-se por uma tábua e várias fileiras - uma, duas três e até quatro - de martelinhos, sendo que o som do instrumento varia com a espessura da tábua e a quantidade de martelinhos.
A Queima do Judas
No sábado que antecede o domingo de Páscoa, Afife reviver mais uma tradição, que vai ter palco a Mesa de Pedra do Cruzeiro, já que neste local de vai fazer a Queima do Judas. Esta tradição é levada a cabo pela associação NAIAA e conta com o apoio dos utentes de Centro de Dia da freguesia, que sempre se mostram disponíveis para colaborar.
Limpeza dos Castros
A 1ª Companhia de Guias de Vila Praia de Âncora colaborou, no passado dia 4 de agosto de 2014, com o NAIAA na limpeza parcial do Castro do Monte de Santo António em Afife. Esta atividade teve como objetivo elucidar os participantes sobre o património arqueológico de Afife e do Vale do Âncora, bem como a limpeza de vegetação infestante nos castros mais a norte do Monte de Santo António. Este tipo de atividades e projetos em diversas áreas de exploração permitem aos participantes consolidarem conhecimentos históricos e arqueológicos, adquirirem competências transversais e amadurecerem o espírito de cooperação, responsabilidade ambiental e preservação histórica da nossa região. Gostaríamos, enquanto dirigentes do NAIAA e Afifenses, de agradecer às Guias de Vila Praia de Âncora pela sua disponibilidade e colaboração neste tipo de projetos/atividades… O nosso sincero obrigado e até à próxima atividade.
PROJETOS E ATIVIDADES
Dia Mundial do Ambiente
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de Junho.
É um evento anual que tem como objectivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.
A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.
O dia 5 de Junho foi escolhido para festejar a data, pois marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.
Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.
Dia Mundial dos Oceanos
Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.
A celebração aos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992.
Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos. Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.
A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera são alguns dos factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.
Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interacção com a atmosfera, litosfera e biosfera têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.
Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.